Case Petrobras: Unidade de Recuperação de Enxofre (U114) da Refinaria Gabriel Passos

Vídeo Case Petrobras: Unidade de Recuperação de Enxofre (U114) da Refinaria Gabriel Passos

A Heftos, empresa do Grupo Azevedo & Travassos, finalizou e entregou para a Petrobras, em novembro de 2022, a obra de ampliação e modernização (Revamp) da Unidade de Recuperação de Enxofre (U-114), da Refinaria Gabriel Passos, localizada em Betim, Minas Gerais.

Nossa equipe de Comunicação & Marketing esteve lá para a produção de um vídeo contando um pouco dos desafios enfrentados pelas equipes e registrar as melhores imagens de uma obra desta complexidade. Confira o vídeo abaixo:

A obra foi conquistada em 2020, ano de criação da Heftos Óleo & Gás Construções, sendo este o primeiro contrato da companhia. A data coincide com o início da pandemia de covid-19 no Brasil, o que acabou virando o primeiro grande obstáculo na execução das atividades, uma vez que os processos de suprimentos de materiais e equipamentos foram completamente afetados, por conta dos problemas ocorridos na cadeia global de suprimentos e de logística (como noticiamos anteriormente aqui).

Daí por diante, os desafios se concentraram na Parada Programada que aconteceu em meados de junho de 2022 e contou com movimentação de cargas de grandes equipamentos em área de difícil acesso.

A U-114 é uma Unidade de Recuperação de Enxofre, originalmente com tecnologia CLAUS e capacidade nominal de produção de 70 toneladas/dia de enxofre elementar, extraído pelo processamento do gás ácido, proveniente de outras Unidades da Refinaria Gabriel Passos. A Revamp aumentou a eficiência de conversão de enxofre, por meio da melhoria para a tecnologia SUPERCLAUS, a qual garantiu a performance da Unidade.