Prestes a completar um ano, o contrato assinado em janeiro de 2022 com a Aena Brasil pelo consórcio VOA Nordeste, formado pela Azevedo & Travassos Infraestrutura e Encalso Dahma, para obras de ampliação e modernização dos aeroportos de Maceió, Aracaju e Juazeiro do Norte alcançou, em dezembro de 2022, 57% de execução das atividades previstas, já contando com entregas importantes para os usuários.
Para garantir este bom desempenho em uma obra complexa que acontece em três aeroportos ao mesmo tempo, o planejamento é parte primordial. “No início do contrato, estudamos detalhadamente por dois meses todo o projeto e como executar a obra da melhor maneira. O planejamento de uma obra altamente complexa e com diversas interfaces não se resume apenas a um estudo inicial e posterior acompanhamento”, explica Diogo Zarzar, Gerente Geral de Planejamento. Por isso, no início foi criado um cronograma geral com entregas semanais e mensais para cada um dos aeroportos. “São necessárias atualizações periódicas, trazendo sempre as informações mais assertivas, com o intuito de direcionar a obra em seu melhor caminho”, completa.
Dada essa importância estratégica, as equipes de planejamento de cada obra contam com, em média, 15 colaboradores entre técnicos e engenheiros. “Cada aeroporto tem um planejamento específico, adaptado às suas necessidades. Existe também uma gerência geral de planejamento para coordenar as equipes das obras. Em alguns casos, compartilhamos recursos e informações de sequenciamento, visto que temos alguns fornecedores que são únicos para os três empreendimentos. Desta forma, faz-se necessário sempre um alinhamento e validação antes de seguir em frente com as informações”, explica Lucas Lazzari, Gerente de Planejamento.
Lucas, responsável pelas obras no aeroporto de Juazeiro do Norte, recentemente, comemorou a entrega da primeira parte da ampliação no Terminal de Passageiros. Quando finalizado, o novo terminal passará de 2.455 m² para cerca de 5.516 m², oferecendo mais conforto para os usuários. “Estamos no pico das atividades previstas aqui em Juazeiro do Norte, com a entrega parcial do novo Terminal de Passageiros, além da execução de fresagem e recapeamento asfáltico na pista de pousos e decolagens”.
Para Igor Vieira, Gerente de Planejamento na obra de Aracaju,o maior desafio do projeto por lá consiste na execução das atividades em locais que seguem operando normalmente, o que exige atenção redobrada das equipes na segurança dos usuários e tempo de trabalho muitas vezes restrito. “A execução de duas estruturas de lajes novas aqui em Aracaju, uma em cima da área de Checkout e a outra em cima da área de Check-in, exigiu um planejamento cuidadoso, além de soluções específicas para execução das atividades. No caso da área de Checkout, a solução encontrada foi montar uma estrutura metálica e laje do tipo stelldeck para viabilizar o avanço da obra. Já no Check-in, as atividades são realizadas em horários específicos, em grande parte durante o período noturno”, explica.
Davi Leite, Coordenador de Planejamento no aeroporto de Maceió, o mais adiantado até o momento, com 60% das obras executadas, também está lidando com dificuldades parecidas. “O maior desafio é que o pico das obras está acontecendo em período de alta temporada. Por isso, para intervenção no Check-in, é preciso trabalhar exaustivamente para mitigar os riscos nas operações. Todos os serviços estão programados para horário compreendido entre 4am e 10am, intervalo em que não há voos”.