Embarque Doméstico no Aeroporto Internacional de Aracaju entregue em Dezembro de 2022

VOA Nordeste: Planejamento e agilidade garantem avanços nas obras dos aeroportos de Maceió, Aracaju e Juazeiro do Norte.

Prestes a completar um ano, o contrato assinado em janeiro de 2022 com a Aena Brasil pelo consórcio VOA Nordeste, formado pela Azevedo & Travassos Infraestrutura e Encalso Dahma, para obras de ampliação e modernização dos aeroportos de Maceió, Aracaju e Juazeiro do Norte alcançou, em dezembro de 2022, 57% de execução das atividades previstas, já contando com entregas importantes para os usuários.

Para garantir este bom desempenho em uma obra complexa que acontece em três aeroportos ao mesmo tempo, o planejamento é parte primordial. “No início do contrato, estudamos detalhadamente por dois meses todo o projeto e como executar a obra da melhor maneira. O planejamento de uma obra altamente complexa e com diversas interfaces não se resume apenas a um estudo inicial e posterior acompanhamento”, explica Diogo Zarzar, Gerente Geral de Planejamento. Por isso, no início foi criado um cronograma geral com entregas semanais e mensais para cada um dos aeroportos. “São necessárias atualizações periódicas, trazendo sempre as informações mais assertivas, com o intuito de direcionar a obra em seu melhor caminho”, completa.

Em sentido horário: Embarque Doméstico no Aeroporto Internacional de Aracaju, área externa e recapeamento asfáltico na pista de pousos e decolagens no Aeroporto de Juazeiro do Norte.

Dada essa importância estratégica, as equipes de planejamento de cada obra contam com, em média, 15 colaboradores entre técnicos e engenheiros. “Cada aeroporto tem um planejamento específico, adaptado às suas necessidades. Existe também uma gerência geral de planejamento para coordenar as equipes das obras. Em alguns casos, compartilhamos recursos e informações de sequenciamento, visto que temos alguns fornecedores que são únicos para os três empreendimentos. Desta forma, faz-se necessário sempre um alinhamento e validação antes de seguir em frente com as informações”, explica Lucas Lazzari, Gerente de Planejamento.

Lucas, responsável pelas obras no aeroporto de Juazeiro do Norte, recentemente, comemorou a entrega da primeira parte da ampliação no Terminal de Passageiros. Quando finalizado, o novo terminal passará de 2.455 m² para cerca de 5.516 m², oferecendo mais conforto para os usuários. “Estamos no pico das atividades previstas aqui em Juazeiro do Norte, com a entrega parcial do novo Terminal de Passageiros, além da execução de fresagem e recapeamento asfáltico na pista de pousos e decolagens”.

Legenda: Lucas Lazzari, o primeiro à esquerda, junto com a equipe de Planejamento da obra no aeroporto de Juazeiro do Norte.

Para Igor Vieira, Gerente de Planejamento na obra de Aracaju,o maior desafio do projeto por lá consiste na execução das atividades em locais que seguem operando normalmente, o que exige atenção redobrada das equipes na segurança dos usuários e tempo de trabalho muitas vezes restrito. “A execução de duas estruturas de lajes novas aqui em Aracaju, uma em cima da área de Checkout e a outra em cima da área de Check-in, exigiu um planejamento cuidadoso, além de soluções específicas para execução das atividades. No caso da área de Checkout, a solução encontrada foi montar uma estrutura metálica e laje do tipo stelldeck para viabilizar o avanço da obra. Já no Check-in, as atividades são realizadas em horários específicos, em grande parte durante o período noturno”, explica.

Legenda: Igor Vieira, o primeiro na frente à esquerda, junto a equipe de Planejamento da obra no aeroporto de Aracaju.
Legenda: Davi Leite, o segundo à direita, junto com a equipe de Planejamento da obra no aeroporto de Maceió.

Davi Leite, Coordenador de Planejamento no aeroporto de Maceió, o mais adiantado até o momento, com 60% das obras executadas, também está lidando com dificuldades parecidas. “O maior desafio é que o pico das obras está acontecendo em período de alta temporada. Por isso, para intervenção no Check-in, é preciso trabalhar exaustivamente para mitigar os riscos nas operações. Todos os serviços estão programados para horário compreendido entre 4am e 10am, intervalo em que não há voos”.