Garantindo um futuro sustentável para a cidade

A obra para ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cezar de Souza, localizada em Mogi das Cruzes, teve início em março de 2022 e recentemente alcançou 52% de avanço na execução das atividades.

Formado pelas empresas Azevedo & Travassos Infraestrutura, em parceria com a Infracon Engenharia e Comércio, o consórcio ETE Leste Mogi é responsável pelas obras que ampliarão a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto, que passará de 360 para 460 litros por segundo, além de implantar as redes coletoras e de abastecimento de água.

A iniciativa faz parte do Programa Viva Mogi – uma marca da Prefeitura de Mogi das Cruzes que tem o objetivo de garantir a qualidade de vida da população, preservando o meio de ambiente em prol do desenvolvimento urbano sustentável.

De acordo com Adriano Rui, engenheiro da obra, o apoio das equipes da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes (PMMC) e do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (SEMAE), contribui significativamente para o desenvolvimento e avanço do projeto, cumprindo assim os requisitos nos aspectos de segurança, qualidade, interfaces sociais e preservação do meio ambiente. O engenheiro ainda comenta que, um dos principais desafios do projeto, até o momento, foram as escavações acima de 3 metros, isso porque, as atividades estão localizadas em área de brejo, ou seja, com solo de má qualidade.

O projeto, que é parte integrante do Marco Legal do Saneamento Nacional, está previsto para ser entregue no primeiro semestre de 2024. “Nos sentimos honrados em participar de um projeto desafiador para o município de Mogi das Cruzes, o qual contribuirá diretamente para o desenvolvimento do saneamento, beneficiando na qualidade de vida da população”, destaca Adriano.