Heftos alcança 73% de execução do contrato da obra da Refinaria Gabriel Passos (Regap) e dá início à Parada Programada

Em maio, a Heftos alcançou 73% de execução do contrato da obra da Refinaria Gabriel Passos (Regap), localizada no município de Betim, em Minas Gerais. O contrato, sob o regime de Empreitada Integral (EPC – Engineering, Procurement and Construction), prevê a ampliação e modernização (Revamp) da Unidade de Recuperação de Enxofre existente (U-114) e de todas as interligações necessárias para a implementação desse empreendimento, garantindo assim um aumento da eficiência de conversão de enxofre de 94% para 99%.

“A U-114 é uma Unidade de Recuperação de Enxofre com tecnologia CLAUS e capacidade nominal de produção de 70 toneladas/dia de enxofre elementar, extraído pelo processamento do gás ácido, proveniente de outras Unidades da Refinaria. A Revamp aumentará sua eficiência de conversão de enxofre por meio do acréscimo da tecnologia SUPERCLAUS (licenciada pela empresa Jacobs), a qual efetuará a substituição e adequação de equipamentos do sistema CLAUS para garantia da performance da unidade”, explica o Gerente de Contrato, José Nilton Gomes Barbosa Filho. No final de maio, o projeto deu um passo importante rumo à sua entrega para a Petrobras, prevista para julho deste ano. “A Unidade URE-114 entrou em regime de “Parada Programada” por 60 dias, sendo esta sua etapa mais complexa, onde trabalharemos 24h por dia em regime de turnos e serão realizadas várias intervenções, incluindo desmontagens de equipamentos e tubulações e novas montagens, contemplando neste período quase 50% da quantidade dos serviços previstos em todo contrato.”, acrescenta José Nilton.

E não foram poucos os desafios nestes 20 meses de contrato. Por se tratar de EPC de uma instalação industrial com quase 50 anos de atividade, o desenvolvimento dos documentos de engenharia para adequação da Unidade às exigências atuais foi desafiador pelo prazo em que deveria ser executado, aumentando a responsabilidade da Heftos quanto ao pleno atendimento ao escopo contratual da Revamp. Além disso, a execução dos serviços, realizada num espaço restrito, com grande concentração de equipamentos, tubulações e sistemas existentes, também exigiu cuidados especiais nos aspectos relacionados à segurança de seu entorno.

Não fossem poucos os desafios, a equipe precisou lidar com o momento desfavorável de mobilização e desenvolvimento das atividades, por conta da pandemia da Covid-19. “A pandemia afetou sensivelmente os processos de suprimentos de materiais e equipamentos, sejam eles de fornecedores nacionais e importados, decorrentes dos inúmeros problemas ocorridos na cadeia global de suprimentos e de logística.”, acrescenta José Nilton.


Imagem de cabeçalho: (esq. para direita) Humberto Barra (Diretor Superintendente), José Nilton (Diretor do Contrato), José Ricardo Pereira (Gerente Administrativo e Financeiro), Francisco Rinaldo (Gerente Administração Contratual), Renaldo de Oliveira (Gerente de Construção e Montagem), Thiago Domingos (Coordenação de Obras), Gabriel Bueno (Gerente de Planejamento), Paulo Martins Ramalho (Gerente Suprimentos), Ary Silva (Gerente de Engenharia) e Salatiel Lima dos Santos (Gerente de QSMS) durante a visita do Diretor Superintendente na obra, ao fundo, a Unidade de Recuperação de Enxofre existente (U-114), local em que acontece a Revamp.