Consórcio Global Saneamento Sul: desenvolvimento em benefício da população

As obras de saneamento da Sabesp para manutenção do sistema de distribuição de água e coleta de esgotos estão a todo vapor. Iniciada em março de 2022, o consórcio formado pela Azevedo & Travassos Infraestrutura em parceria com as empresas Infracon Engenharia e Comércio e Hydrosistem Engenharia, já teve 32% de avanço nas obras e está prevista para ser finalizada em 2025.

O projeto que está beneficiando os municípios de São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Diadema, visa aumentar a quantidade de consumidores atendidos pelo saneamento básico e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população, contribuindo para a redução do desperdício de água tratada e permitindo a utilização dos recursos naturais.

De acordo com Toni Picolli, Coordenador de Produção, o maior desafio para este tipo de contrato é a demanda irregular dos serviços de manutenção, que dificultam o dimensionamento da estrutura (quando há demanda acima da média), criando a necessidade de horas extras de trabalho e o remanejamento de equipes, para atender aos prazos estabelecidos pelo cliente. Mesmo diante dessas condições, as atividades são executadas dentro dos padrões de qualidade, segurança e produtividade da Azevedo & Travassos.  

O engenheiro ainda ressalta que, além dos benefícios para a população local, que terá água tratada e esgoto canalizado em sua residência, a obra trará um benefício imensurável para o meio ambiente, na despoluição dos rios e represas, por meio da coleta de todas as redes. “Este projeto tem sido bastante desafiador e tem agregado muito conhecimento profissional, pois a dinâmica de um projeto global de saneamento de ampliação e manutenção de redes existentes, inclui planejamento de serviços e atendimento ao cliente em ritmo muito diferente dos empreendimentos de construção de novas instalações que a Azevedo & Travassos Infraestrutura está habituada”.