Em março, a obra da Barragem Santana, localizada em Itabira, Minas Gerais, sob a responsabilidade da Azevedo & Travassos Infraestrutura, alcançou 79% de avanço na execução do contrato, com a cobertura dos módulos e o posicionamento do Sistema de Captação Aquático na represa, mais uma grande etapa do projeto.
Os módulos foram rebocados e posicionados nas coordenadas topográficas do projeto, fixados nas poitas de ancoragem do Sistema de Captação. O módulo de capitação da balsa foi acoplado a mais 4 módulos que interligam o Sistema Aquático ao Terrestre, por meio de flutuantes e passadiços localizados a, aproximadamente, 70 metros da margem da represa.
Todo o Sistema de Captação Aquático foi fixado em um bloco de ancoragem, onde as obras civis já foram concluídas às margens da represa Santana, que é o ponto de transição para a terra – interligando numa adutora existente de 500mm de aço carbono.
Após o posicionamento e interligação, a equipe fará os lançamentos dos cabos aquáticos submersos para a alimentação elétrica do sistema de bombeio e o acoplamento das tubulações de PEAD do trecho aquático com auxílio da embarcação.