SIPAT 2023

“Um ato sem proteção é o fim de uma profissão” foi o tema da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2023, realizada entre os dias 21 e 24 de novembro, na Heftos. 

A semana iniciou com um café da manhã especial, promovido pelo time de QSMS. Afinal, há maneira melhor de começar a jornada de trabalho? Já no período da tarde, a abertura do evento ficou por conta do Vitor Mendes, Gerente de QSMS, que destacou a importância da SIPAT para a empresa. 

Na sequência, os colaboradores puderam acompanhar a palestra sobre segurança com o corpo, com ênfase nos cuidados com os olhos, ministrado pelo Técnico de Segurança da Heftos, Max Furtado. E não parou por aí! Após a palestra os colaboradores participaram de uma dinâmica voltada para o corpo, demonstrando a importância de manter a integridade física diariamente.

No segundo dia, a psicóloga, Gloria Rodrigues, conduziu uma conversa cuidadosa e consciente sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e todos os tabus relacionados a este assunto. A psicóloga destacou os tipos mais conhecidos das IST, abordando os sintomas, as formas de contrair as infecções e os cuidados que o individuo deve ter após ser diagnosticado.

Na quinta-feira, 23/11, foi a vez do Terapeuta em Comportamento Adictivo, Carlos Machado, conduzir a palestra sobre substâncias psicoativas, que nada mais é do que drogas psicotrópicas que atuam sobre o cérebro, modificando o seu funcionamento, podendo provocar alterações no humor, na percepção, no comportamento e em estados de consciência. No período da tarde, o setor médico ficou à disposição dos colaboradores para esclarecimento e acolhimento, visando sanar as dúvidas sobre os assuntos abordados nas palestras.

O último dia, 24/11,  foi marcado pela palestra de combate ao racismo e assédio moral, ministrada pelo Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA), Roberto Salvatore, que trouxe em sua fala uma mensagem sobre respeito e propôs uma reflexão sobre as relações profissionais que, independentemente, de hierarquias devem ser respaldadas pelo respeito ao próximo. 

E, para encerrar a semana com chave de ouro, a SIPAT contou com jogos interativos, entrega de brindes e sorteios, como forma de reconhecer a participação e o engajamento dos colaboradores.