Grandes Interligações a serviço da comunidade

Antes de iniciar uma grande obra de infraestrutura, sobretudo as que afetam diretamente as populações circunvizinhas ao projeto, é imprescindível que se estabeleça um relacionamento próximo com a comunidade, que é o caso das Grandes Interligações, obra para a Comgás.

O projeto executado pela Azevedo & Travassos Infraestrutura, em consórcio com a ECB (Empresa Construtora Brasil S.A.), consiste na ampliação em quatro trechos de interligação de gasodutos, totalizando a construção de, aproximadamente, 84 quilômetros de canalização em aço, entre os municípios de Campinas, Sumaré e Jaguariúna, Americana e Limeira, Mogi das Cruzes e Guararema e Santos e Guarujá.

O time de SMS local explicou que o relacionamento com a comunidade teve início com a instalação do canteiro e, com antecedência de uma semana para o início das obras, foi realizada a distribuição de panfletos para os moradores e comerciantes das regiões que seriam inicialmente impactadas. Ao todo, foram distribuídos cerca de 700 panfletos com informações do projeto entre os arredores do município de Sumaré, com o objetivo de antecipar a população sobre as intercepções que seriam realizadas nas pistas e todos os impactos decorrentes.

Para Felipe Sousa, Supervisor de Segurança, é de extrema importância estreitar o relacionamento com a comunidade, pois alinha as expectativas e garante que a população seja uma aliada do projeto, contribuindo para o bom andamento da obra.  

O supervisor conta que o público foi bem receptivo com a equipe de SMS, responsável pela distribuição. “Na maioria das vezes eram solícitos, ofereciam água e suco”. Além disso, destacou que a população se mostrou interessada em saber sobre o projeto, inclusive sobre a parte técnica das tubulações.

A equipe também conta com placas de sinalização no entorno das obras, com mensagens positivas sobre as reparações que serão feitas ao final e os benefícios que o projeto trará para o local. Nas placas ainda foi disponibilizado um QR code que direciona o contato para a Comgás.

Prestes a completar três meses, a obra que terá duração de dois anos, segue avançando e o trabalho com a comunidade é contínuo. A próxima ação de panfletagem está prevista para acontecer entre as regiões de Americana e Piracicaba.