O primeiro semestre de 2023 começou agitado para equipe de QSMS da Azevedo & Travassos Infraestrutura, que conquistou duas novas certificações para a organização, a ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, além da manutenção da ISO 9001:2015 Sistema de Gestão da Qualidade, obtida em junho de 2022.
Marcus Teixeira, Gerente de QSMS da Azevedo & Travassos Infraestrutura, conta que em sua chegada à companhia, em dezembro de 2021, recebeu a missão de garantir a certificação ISO 9001 para o ano seguinte. “Embora me sentisse motivado por atuar em uma empresa prestes a se tornar centenária, tive receio de não estar à altura da empreitada”, comenta.
Porém, apesar de desafiador, o gerente sabia que contava com um trunfo para atingir essa missão: a sua equipe. Dessa forma, mantendo o foco e a disciplina e, sobretudo, com força de vontade e audácia, se dedicaram para alcançar esse objetivo.
“Vendemos bem o negócio e ele rapidamente começou a dar resultados. Hoje, após conquistar três normas ISO (9001, 45001 e 14001), certificadas pelo DNV, maior organismo certificador do mundo, em apenas 1 ano e meio, a Azevedo & Travassos Infraestrutura demonstra para os acionistas, investidores e parceiros, que a sua força de trabalho e o engajamento do time em tudo que se propõe a fazer, nos coloca ainda na vanguarda, mesmo sendo uma empresa centenária”, declara Marcus.
A notícia não podia ser melhor, no dia 26 de maio, após um período de quase quatro meses, que incluiu pré-auditoria, auditoria documental e, por fim, auditoria de certificação, a Azevedo & Travassos Infraestrutura pode comemorar as novas conquistas.
Para Roberto Azevedo, Coordenador de Qualidade, garantir essas certificações, não apenas corrobora para maior agilidade nos processos licitatórios, como também serve como parâmetro para avaliar a empresa. “É uma ferramenta que ajuda os gestores a identificar e corrigir falhas nos processos dentro da organização, com o objetivo de melhorar o desempenho, permitindo o crescimento e mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados”, pontua o coordenador.
O processo final para certificação aconteceu no início de maio, entre os dias 2 e 5, quando o escritório da holding e as obras ETE Leste Mogi (912), Represa Billings (915), Fernão Dias (916) e Grandes Interligações (919) da Azevedo & Travassos Infraestrutura, receberam a visita dos quatro auditores da DNV, empresa responsável pelas certificações, para o processo de auditoria, referente a manutenção da ISO 9001:2015 e obtenção da certificação do sistema de gestão ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018.
A auditoria é realizada como parte formal do processo de manutenção e certificação, com o objetivo de determinar a conformidade com a norma, avaliando a efetividade da gestão em assegurar que a empresa é capaz de atender aos requisitos especificados.
Durante as avaliações os auditores também enalteceram pontos positivos, como o resultado do back log de R$ 1.200 mi em contratos ao final de 2022, o foco estratégico na atuação comercial, o marco alcançado de zero acidentes com afastamento no último ano, as campanhas de saúde, bem como os destaques em algumas das nossas obras relacionadas a infraestrutura, manutenção de canteiro e sinalizações.
Entre as oportunidades sugeridas, destacam-se o uso de mídias digitais para treinamentos, a expansão da abordagem de fatores psicossociais e o estabelecimento dos objetivos ambientais e de segurança e saúde ocupacional. Além disso, fomos alertados sobre a divulgação do contato de emergência aos colaboradores da sede. Dessa forma, caso ainda não saiba, o ramal é 8060, e a ligação é direcionada para a recepção do condomínio.
Contudo, os principais objetivos foram alcançados e o plano foi seguido sem grandes mudanças desde a última auditoria realizada. Com exceção das não-conformidades identificadas, o nosso sistema de gestão é considerado efetivo e em conformidade com a norma.
De acordo com Bruno Guimarães, Supervisor de SMS, o processo de certificação em normas ISO traz à luz desvios e oportunidades de melhoria contínua, além de demonstrar aos nossos principais stakeholders, que estamos em busca incessante pela excelência nas atividades, padronização dos processos e da rotina no trabalho.
“Os colaboradores precisam ter ciência de como, dentro de suas atribuições, podem contribuir com o sistema, seja sugerindo novas ideias para reduzir acidentes ou impactos ambientais e como podemos otimizar nossos processos de trabalho”, pondera Bruno.
A área de QSMS tem a meta de atender 100% das não-conformidades, explorando as oportunidades de melhorias identificadas e acompanhar os processos, como forma de assegurar que os desvios encontrados não sejam repetidos. As perspectivas da área é que tudo que foi apontado é exequível, no entanto, vale ressaltar que é necessário um maior amadurecimento de determinados processos/rotinas para que seja possível implementar todas as melhorias.
Entenda sobre as normas
ISO 9001
A norma se trata do Sistema de Gestão da Qualidade concebido para empresas melhorarem seu desempenho, com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado. O Sistema de Gestão da Qualidade funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.
ISO 14001
A norma especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. O objetivo principal é ajudar as empresas a gerenciar seus impactos ambientais e a promover a sustentabilidade em suas operações, além de permitir que as empresas identifiquem seus impactos ambientais, estabeleçam objetivos e metas ambientais, desenvolvam programas de gestão ambiental, monitorem e controlem suas atividades, promovam a capacitação de seus colaboradores e realizem revisões e auditorias periódicas do sistema de gestão ambiental.
ISO 45001
É uma norma referente ao Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), a qual traz como foco a melhoria do desempenho da organização em termos de Saúde e Segurança do Trabalho. O objetivo é fornecer uma estrutura para gerenciar os riscos e oportunidades identificados na empresa, a fim de que seja possível prevenir lesões e problemas de saúde ocupacional e proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis. A norma reforça a importância de ações preventivas, mostrando que um sistema de gestão de SSO pode ser mais efetivo e eficiente ao tomar medidas antecipadas durante a abordagem de riscos e oportunidades.