Equipe preparada para o maior desafio do projeto de implantação do Sistema de Bombeamento na Barragem Santana.

Em maio, as atividades na obra para o novo Sistema de Bombeamento da Barragem Santana, localizada na cidade de Itabira, em Minas Gerais, alcançaram 40% de avanço na execução, dando início ao grande desafio do projeto. “Nosso maior desafio será a construção e implantação de uma balsa e o sistema de bombeamento aquático que será implantado no reservatório da Barragem de Santana. Essa etapa está prevista para começar no mês de maio”, comenta Thiago Domingos, Gerente de Contrato.

“Iniciamos a obra num período difícil, devido as condições climáticas, com altos índices de chuva, o que demandou um ajuste no cronograma inicial, mas tudo isso sempre alinhado com as expectativas e necessidades do cliente”, explica Thiago. Nessa primeira etapa, que teve início em setembro de 2022, a equipe conseguiu avançar significativamente, com a construção da adutora de 400 mm, a qual já está em fase de testes, a construção da adutora de 500 mm, que alcançou a marca de 94% de execução, além conclusão da terraplanagem para implantação do sistema de bombas (Booster) com as obras civis já em andamento e início da construção da rede aérea protegida de energia – com extensão total de 4.700 metros. “Tudo isso só foi possível com o comprometimento e empenho de toda a equipe visando uma construção saudável, sem acidentes e com qualidade dos serviços executados, com o objetivo de satisfação do cliente”, destaca o Engenheiro.

Segundo Thiago, com o novo sistema de adutora, a Vale conseguirá atender a nova demanda de água para a Usina de Cauê com vazão de 1.380 m³/h. A adutora irá operar 24 horas por dia, 365 dias ao ano. Além disso, o escopo também prevê a mudança na rota da Adutora da Barragem de Pontal para a Usina de Cauê, considerando o desvio de rota sobre o Dique 2, para permitir seu descomissionamento pela equipe de descaracterização de barragens, com o objetivo de aumentar a segurança do Sistema Pontal.

O projeto executado pela Azevedo & Travassos Infraestrutura para a Vale, prevê obras civis e eletromecânicas para implantação do novo sistema de bombeamento da Barragem, com instalação eletromecânica de uma balsa completa, montagem de adutora em tubos de ferro fundido e aço carbono e construção de uma estação booster completa (bases civis, bombas, pórticos, válvulas e instrumentos, eletrocentro, muros, drenagens, entre outros serviços).

A previsão de finalização dos serviços e entrega do projeto é setembro, permanecendo em operação assistida até outubro de 2023.


Imagem de capa: Construção da Adutora na Barragem Santana localizada em Itabira, Minas Gerias.