Excelência Certificada: Azevedo & Travassos Infraestrutura conquista a Certificação ISO 9001:2015 Sistema de Gestão da Qualidade

A Azevedo & Travassos Infraestrutura obteve o Certificado ISO 9001:2015, que atesta a excelência do seu Sistema de Gestão da Qualidade para prestação de serviço em engenharia. “A certificação demonstra nossa aderência ao Sistema de Gestão da Qualidade, bem como a nossa determinação em buscar a melhoria contínua dos nossos processos, fazendo com que eles se traduzam em excelência na prestação de serviços para os clientes da Azevedo & Travassos Infraestrutura”, celebrou o Gerente de QSMS, Marcus Teixeira.

O caminho para esta conquista teve início ainda no fim de 2021 e contou com diversas áreas de apoio da holding, bem como atuação da equipe da obra em andamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mogi Leste, a qual foi auditada pela consultoria responsável pela certificação. “Durante a auditoria, todos os colaboradores da Azevedo & Travassos demonstraram conhecimento dos processos da organização e suas respectivas competências”. Para Marcus, o processo que culminou na certificação também impactou na integração das equipes. “Tenho ainda a firme convicção que esta certificação nos deixou ainda mais unidos e fortes, deixando claro que a contribuição e esforço individual, fortaleceu a empresa e a tornou mais coesa e preparada para os próximos desafios” comentou.

A qualidade sempre foi um pilar importante para Azevedo & Travassos, que viu o seu primeiro manual ser desenhado ainda na década de 80, momento em que o mercado ficou mais exigente com o aprofundamento do processo de globalização. O investimento resultou na implantação de todos os processos administrativos e operacionais com base na certificação ISO 9001 na subsidiária Azevedo & Travassos Petróleo, nos seus contratos de risco para produção e exploração de petróleo na parte terrestre da Bacia Potiguar, nas décadas de 80 e 90. Depois disso, nos anos 2000, a Azevedo & Travassos conquistou sua primeira certificação completa. “Essa história reforça o nosso pioneirismo, além de evidenciar a importância que sempre tivemos com esse tema dentro da empresa, que tem status de valor para todos nós. Lembro-me de montar o primeiro Manual de Qualidade da empresa, e ver hoje a Azevedo conquistar novamente essa certificação é motivo de muito orgulho e felicidade”, comentou Bernardino Mendes, Diretor de Operações, e que, ao lado de Ivan de Carvalho, Diretor Superintendente, ambos da Azevedo & Travassos Infraestrutura, participaram ativamente da implantação da área de Qualidade na empresa.

Este ano, o selo foi expedido pela DNV, uma das principais empresas de certificação do mundo, e é válido para prestação de serviço em engenharia, execução de obras civis de saneamento básico e estação de tratamento de esgoto, obras de arte especiais, montagens eletromecânicas, e ampliação ou manutenção de plantas industriais para o segmento da indústria em geral.


Imagem: Parte da equipe envolvida no processo de Certificação ISO 9001:2015 em junho deste ano. Gustavo Mendes, Luciene Prado, Roberto Aquino, Marta Guimarães, Ivan de Carvalho, Leonardo Beber, Marcos Restrepo, Marco Costa, Bernardino Mendes, Marcus Teixeira, Edgard Nascimento (auditor), Samuel Lopes. Embaixo: Raphael Morales, Luca Passareli, Claudio Marchi, Andreson Ferreira e Raimundo Dourado.