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1920 a 1939
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1922
Fundação da Azevedo & Travassos
Em 25 de junho de 1922, os engenheiros Francisco Azevedo e Francisco de Palma Travassos fundam a Azevedo & Travassos. No mesmo ano iniciam a obra da Ferrovia entre Bauru e Val de Palmas no estado de São Paulo.
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1922
Primeira logo da companhia
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1926
Estrada de Ferro de Sorocaba
Em 1926 se iniciou a obra da Estrada de Ferro (ferrovia) de Sorocaba no estado de São Paulo. A obra superou a crise do café e a quebra da bolsa de Nova York de 1929 e foi concluída em 1932.
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1934
Ponte sobre o Rio Pardo
Ponte sobre o Rio Pardo na estrada entre Ribeirão Preto e Jardinópolis no estado de São Paulo.
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1937
Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Construção do edifício do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo.
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1938
Barragem Salto Quatiára
Construção da Barragem Salto Quatiára (Rio do Peixe) no estado de São Paulo.
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1939
Parque Fernando Costa
Construção do Parque Fernando Costa na cidade de Uberaba, estado de Minas Gerais
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1940 a 1959
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1941
Túneis na Via Anchieta
Construção de túneis na Via Anchieta, no estado de São Paulo.
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1943
Edifício de Bacteriologia do Instituto Butantã
Durante a segunda Guerra Mundial, foi construído o Edifício de Bacteriologia do Instituto Butantã em São Paulo.
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1946
Hangar Duplo da base área de Cumbica
Construção do Hangar Duplo da base área de Cumbica em São Paulo.
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1950
Mudanças significativas em sua estrutura organizacional
Na década de 50, a empresa passou por duas mudanças significativas em sua estrutura organizacional: foi elevada à condição de Sociedade Ltda e, em seguida, transformada em Sociedade Anônima com o nome de Azevedo & Travassos S.A. Engenharia, Construções e Comércio.
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1953
Túnel da Mata Fria
Construção do Túnel da Mata Fria na BR 381, no estado de São Paulo, no mesmo ano da fundação da Petrobras.
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1960 a 1979
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1964
Mudança no Controle da Companhia
Entre 1959 e 1964, os fundadores manifestaram o interesse da venda da companhia a alguém que seguramente continuaria sua história. Em outubro de 1964 iniciou-se a incorporação da Itaporã pela Azevedo & Travassos, processo que seria concluído em 1968. Uma nova equipe técnica, liderada pelo Engenheiro Bernadino Pimental Mendes, assume o controle da Companhia, trazendo novos equipamentos e especialização que foram incorporados à estrutura anterior.
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1964
Mudança na logo da empresa
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1966
Barragem Juqueri
Construção da Barragem Juqueri, do Rio Juqueri, a pedido da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A obra iniciada em 1966 veio a ser concluída em 1968.
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1967
Avenida Sumaré e 23 de Maio em SP
Nesta época, com o crescimento acelerado do município de São Paulo, houve uma grande necessidade de investimentos para melhoria da mobilidade urbana. Dentre os diversos contratos executados neste período pela Azevedo & Travassos, destacam-se a construção de duas extensas avenidas (corredores) que até hoje são importantes para a cidade: a Avenida Sumaré e a Avenida 23 de Maio.
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1968
Maternidade de Vila Nova Cachoeirinha
Construção do edifício da Maternidade de Vila Nova Cachoeirinha para o município de São Paulo.
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1969
Metrô de São Paulo
No mesmo ano que o homem pisou pela primeira vez na Lua, a companhia iniciou a sua participação no Metrô do município de São Paulo com a construção da Linha Norte-Sul (trecho1).
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1969
Viaduto na Imigrantes
Ainda em 1969, foi construído o Viaduto na Imigrantes no estado de São Paulo.
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1970
Ponte Rio Atibainha
Construção da Ponte Rio Atibainha a pedido da DER SP - Departamento de Estradas de Rodagem do estado de São Paulo.
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1971
Ponte do Jaguaré sobre o Rio Pinheiros
Construção da Ponte do Jaguaré sobre o Rio Pinheiros no estado de São Paulo.
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1972
Edifício da Telesp
Conclusão da construção do edifício da sede da Telesp (Telecomunicações de São Paulo S/A) do município de São Paulo. Foi a empresa operadora de telefonia do sistema Telebras no estado de São Paulo, permanecendo em atividade de maio de 1973 até a sua privatização em 1998.
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1972
RETAP COMGÁS
Ainda em 1972, foi construída a Rede Tubular de Alta Pressão (RETAP) da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), dando início às atividades da Azevedo & Travassos no Setor de Óleo & Gás
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1974
Ponte Rio Niterói
Implementação do projeto de asfalto da Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio–Niterói no estado do Rio de Janeiro. A obra da ponte foi iniciada em agosto de 1968 e teve sua inauguração no dia 4 de março de 1974.
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1976
Viaduto Rodoviário Presidente Altino
Construção do Viaduto Rodoviário Presidente Altino no município de Osasco no estado de São Paulo.
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1977
Mudança na logo da empresa
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1978
Ponte de Serviço da Usina de Itaipu
Construção da ponte sobre o Canal de Desvio da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu no estado do Paraná.
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1979
Duplicação Via Anhanguera
Construção da duplicação da Via Anhanguera no município de São Paulo.
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1980 a 1999
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1980
Consolidação das atividades de montagem de oleodutos e gasodutos
A década de 1980 marcou a consolidação das atividades de montagem de oleodutos e gasodutos com a contratação destes serviços pela PETROBRAS e COMGÁS.
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1980
Azevedo & Travassos Petróleo S.A. (ATP) e a Companhia Potiguar de Perfurações (CPP).
Na década de 80, o governo federal abriu a área de petróleo. A Azevedo & Travassos viu potencial e decidiu investir nesta área, dando início às atividades de pesquisa e exploração de petróleo no âmbito dos contratos de risco, com a criação da Azevedo & Travassos Petróleo S.A. (ATP) e da Companhia Potiguar de Perfurações (CPP). Assinou contratos de blocos exploratórios, investiu em poços de exploração pioneiros, descobriu 4 campos de petróleo terrestres, tendo sucesso e reconhecimento técnico e comercial.
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1984
Abertura do Capital e registro na CVM
Em junho de 1984, a razão social da companhia foi alterada para Azevedo & Travassos S.A. e tornou-se uma empresa de capital aberto, obtendo seu registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
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1984
Gasoduto Nordestão
No mesmo ano do registro de Companhia Aberta na CVM, a Azevedo & Travassos realiza a construção do Gasoduto do Nordeste. Popularmente conhecido como "Nordestão", é o gasoduto que atualmente cruza oito estados pela região litorânea.
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1985
Garagem de Troleibus
Construção da garagem de Troleibus da Zona Sul do município de São Paulo.
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1992
Unidade de Produção do Campo de Ponta do Mel
A construção da Unidade de Produção de Petróleo do Campo de Ponta do Mel, na Bacia Potiguar, fez parte das atividades desenvolvidas para a Azevedo & Travassos Petróleo dentro dos contratos de E&P com a Petrobras. As instalações contemplaram sistemas automatizados de separação óleo e gás, estação de compressão de gás, tanques de armazenamento de óleo e gasoduto.
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1993
Incorporação da Companhia Potiguar de Perfurações (CPP).
Em 1993, a Azevedo & Travassos S.A. incorporou a CPP. Desta forma passou a deter a tecnologia, equipamentos e acervo técnico, credenciando-se assim a disputar o mercado de perfuração de poços profundos para petróleo, água, sal e mineração.
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1994
Perfuração e Completação de Poço na Argentina
Neste ano, a empresa passou a atender o mercado sul-americano com a perfuração e completação de poço profundo para captação de água subterrânea de grande vazão na Província de Entre Rios na Argentina.
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1994
Poços no Rio Grande do Norte
Ainda neste período, foi realizada grande campanha de perfuração de mais de 100 poços terrestres produtores de óleo e gás em Areia Branca, município do estado do Rio Grande do Norte.
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1995
Novo presidente: Ricardo Mendes
Ricardo de Almeida Pimentel Mendes assume a presidência da Azevedo & Travassos, segunda geração da família, permanecendo até 1998.
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1995
Mudança na logo da empresa
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1997
Gasoduto Bolívia-Brasil
Construção e montagem do Gasoduto Bolívia-Brasil, também conhecido como Gasbol. O gasoduto faz o transporte de gás natural entre a Bolívia e o Brasil com seus 3150 quilômetros de extensão, sendo a Azevedo & Travassos responsável pelo trecho norte no município de Corumbá no estado do Mato Grosso do Sul.
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1998
Novo presidente: Renato Mendes
Neste ano, Renato de Almeida Pimentel Mendes assume a presidência da Azevedo & Travassos.
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1998
Parceria com a Petrobras
Com Renato Mendes a frente da empresa, a companhia passou a ser percebida pela sua expertise na indústria petrolífera que, mesmo com a crise do petróleo, se firmou como prestador de projetos relacionados a infraestrutura do petróleo na Petrobras (oleoduto e gasoduto).
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1999
Rodovia Castello Branco
Construção de Viadutos nas Marginais da Rodovia Castello Branco no estado de São Paulo.
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2000 a 2019
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2000
Venda da ATP Petróleo S.A
Com a criação da Agência Nacional de Petróleo (ANP) em 1997 e a abertura do mercado nacional, a participação acionária na Azevedo & Travassos Petróleo S.A., então ATP Petróleo S.A., foi vendida em 31 de maio de 2000 para a empresa canadense Kock Petroleum. A venda permitiu que a empresa voltasse a investir fortemente em recursos humanos, equipamentos e em tecnologia para solidificar sua posição no mercado de construção pesada e montagens eletromecânicas para os setores de infraestrutura e de óleo e gás.
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2002
Instalações do Ponto de Entrega de Gás em Barra do Furado
Montagem das instalações do Ponto de Entrega de Gás “A” em Barra do Furado no município de Quissamã no estado do Rio de Janeiro.
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2003
Gasoduto Campinas-Rio (CAMRIO)
Construção do Gasoduto Campinas-Rio (CAMRIO) para a Petrobras.
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2005
Estacionamento da Petrobras em Macaé
Projeto do estacionamento da Petrobras no município de Macaé no estado do Rio de Janeiro.
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2005
Mineroduto no Pará
Construção para a Vale do Mineroduto de 24” de diâmetro e 245 km de extensão, ligando os municípios de Paragominas e Barcarena no estado do Pará.
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2007
Gasoduto Cacimbas-Catu (GASCAC)
Construção e montagem do Gasoduto Cacimbas-Catu (GASCAC) no município de Ipiaú no estado da Bahia para a Petrobras.
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2009
Centro Integrado de Controle (CIC) da REPAR
Construção do novo Centro Integrado de Controle (CIC) da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR) no município de Araucária no estado do Paraná.
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2009
Via Marginal Rodovia Presidente Dutra
Construção das pistas e muro de contenção na Marginal da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) no município de São João de Meriti no estado do Rio de Janeiro para a concessionária CCR.
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2010
Gasoduto Rio de Janeiro - Belo Horizonte (Gasbel II)
Construção do trecho A do Gasoduto Rio de Janeiro - Belo Horizonte (GASBEL II) com 88 km de extensão e diâmetro de 18” no município de Vassouras no estado do Rio de Janeiro.
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2010
Serviços de perfuração direcional horizontal (HDD)
Ao final de 2010, aproveitando sua expertise em perfuração de poços de petróleo, a Azevedo & Travassos ampliou a sua atuação nos serviços de construção de dutos com a tecnologia de perfuração direcional horizontal (HDD). Este método não destrutivo permitiu atividades em áreas de preservação ambiental cumprindo todas as legislações ambientais vigentes.
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2011
Planta Farmacêutica – Medley SANOFI
Construção da Planta Farmacêutica para a Medley SANOFI em Brasília, no Distrito Federal.
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2012
Fábrica da Eldorado
No ano em que a Azevedo & Travassos completa 90 anos, construção da Fábrica de papel e celulose da Eldorado no município de Três Lagos no Mato Gorsso do Sul.
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2012
Centro de Tecnologia em Dutos - CTDUT
Construção do Centro de Tecnologia em Dutos - CTDUT para a Transpetro no município de Duque de Caxias no estado do Rio de Janeiro.
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2012
Laboratório de Combustíveis da Petrobras
Construção do Laboratório de Combustíveis da Petrobras localizado no Terminal do Aeroporto de Guarulhos no Estado de São Paulo.
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2012
Viaduto sobre Rodovia Presidente Castello Branco
Construção do Viaduto sobre Rodovia Presidente Castello Branco no município de Barueri no estado de São Paulo para a Prefeitura de Barueri.
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2014
Viaduto sobre a Rodovia Anchieta
Execução de obras e serviços de construção de Viaduto paralelo ao atual Viaduto Rubens Paiva na SP-150, em Cubatão, São Paulo.
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2014
Gasoduto RETAP para a Comgás com trecho Subaquático na Represa Billings
Construção do Gasoduto de 20” de diâmetro da Rede Tubular de Alta Pressão (RETAP) para a Comgas, com trecho subaquático de 25 km e Shore Approach realizado com tecnologia de perfuração direcional horizontal (HDD) com 1.680 m de extensão na Represa Billings, município de São Bernardo do Campo no estado de São Paulo.
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2014
Realocação da Avenida Sapopemba EcoUrbis
Realocação da Avenida Sapopemba EcoUrbis no município de São Mateus no estado de São Paulo.
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2015
Infraestrutura ferroviária para implantação do VLT Carioca
Execução de toda infraestrutura ferroviária e adequação das instalações subterrâneas no entorno para a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em atendimento ao planejamento dos Jogos Olímpicos de 2016 no município do Rio de Janeiro.
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2015
Emissário Submarino do COMPERJ
Construção do emissário submarino de efluentes do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ) com utilização de tecnologia de perfuração direcional horizontal (HDD) para realização do Shore Approach de 1.100 m de extensão e instalação de tubulação de aço de 26” de diâmetro. Outras tecnologias, como o uso de plataforma auto elevatória, veículo submarino operado remotamente (ROV) e equipes de mergulhos em média profundidade também foram utilizados com sucesso para concluir este projeto para a Petrobras no município de Maricá no estado do Rio de Janeiro.
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2015
City Gate de Itirapina/SP
Construção do City Gate do município de Itirapina no estado de São Paulo para a Comgás.
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2016
Oleodutos OCVAP I e II
Construção dos oleodutos OCVAP I e II para escoamento de C5+ e GNL no município de São José dos Campos no estado de São Paulo para a Petrobras.
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2016
Manutenção de instalações de produção de óleo e gás.
Aproveitando a experiência de seus técnicos vindos da área de perfuração e produção de petróleo, a Azevedo & Travassos iniciou sua participação no mercado de manutenção de instalações de produção de óleo e gás.
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2016
Gasodutos, ramais de ligação e ERPM´s da Bahiagás
Construção e Montagem de gasodutos, ramais de ligação e ERPM´s para a Bahiagás.
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2017
Remanejamento da Rede da Bahiagás
Remanejamento da Rede da Bahiagás DN 6 entre a estação Pituaçu e a estação Flamboyant - CMB.
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2017
Manutenção e reabilitação em tanques de armazenamento no Temadre
Realização de serviços de manutenção e reabilitação em tanques de armazenamento no Terminal de Madre de Deus (Temadre) no estado da Bahia para a Transpetro.
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2019
Rocket Capital assume controle do Grupo
Mudanças no controle acionário, reinstalação de um Conselho Fiscal e a chegada de uma nova Diretoria deram a velocidade necessária para que o Grupo Azevedo & Travassos ficasse mais ágil e pronto para enfrentar os desafios do mercado de infraestrutura.
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A partir de 2020
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2020
Entrada de Ivan de Carvalho Júnior na presidência
A partir de 2020, o Grupo Azevedo & Travassos contou com a presença de Ivan de Carvalho Júnior integrando a presidência da empresa.
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2020
Sistema de Captação de Água no Rio Paraopeba para a Vale
Execução de obras civis de montagem eletromecânica para implantação da nova captação e adução de água no Rio Paraopeba, localizado no município de Brumadinho, que beneficiará 6 milhões de habitantes na região metropolitana de Belo Horizonte.
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2021
ETE Mogi das Cruzes
Obra de ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Leste em Mogi das Cruzes. O projeto permitirá que a estação aumente sua capacidade de tratamento, que passará de 142 para 460 litros de esgoto por segundo. Obra estratégica para o projeto Ecotietê, pela posição geográfica do município, o qual está na região da cabeceira do sistema Tietê, sendo este curso d´água um dos mais importantes do Estado de São Paulo.
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2021
Entrada de Gustavo Rocha na presidência
Ainda em 2021, Gustavo Rocha passa a integrar o quadro da presidência do Grupo Azevedo & Travassos.
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2022
Heftos Óleo & Gás Construções
Em 2021 a Azevedo & Travassos adquiriu a Heftos Engenharia, empresa atuante no negócio de óleo e gás. Essa compra ampliou a capacidade técnica e operacional em serviços de engenharia no setor.
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2022
Aeroportos do Nordeste do Brasil - AENA
Execução de obras nos aeroportos de Maceió, Aracaju e Juazeiro do Norte para a Concessionária AENA. Entre as obras previstas estão a reforma e ampliação de pistas de pouso e decolagem, pistas de manobras e pátios para aeronaves, terminais de passageiros, instalação de pontes de embarque móveis, aumento do espaço operacional para áreas de check-in, coleta e inspeção de bagagens, aduana e imigração.
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2022
SABESP - Global Saneamento Sul
Conquista de licitação promovida pela SABESP para execução de obras de engenharia para atendimento de manutenção e crescimento vegetativo de redes e ligações nos sistemas de distribuição de água e coleta de esgotos, nas áreas abrangidas pelos municípios de São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Diadema no estado de São Paulo, atendendo uma população superior a 1,3 milhão de habitantes.
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2022
Mudança de Sede
Escolha do novo endereço na cidade de São Paulo, posicionando as empresas Azevedo & Travassos Infraestrutura e Heftos Óleo & Gás Construções próximas do principal centro administrativo-financeiro do país, dando um contorno definitivo à estratégia de crescimento do Grupo Azevedo & Travassos.
Perfis da nossa História

Francisco Azevedo
Nascido na fazenda Indianópolis, em Campos Gerais, Estado de Minas Gerais. Engenheiro Civil, fez seus estudos na escola Politécnica de São Paulo pela qual se formou em 1919.
Até 1922, ano em que a companhia foi estabelecida, trabalhou para a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, nela dirigindo a substituição de todas as pontes de madeira por outras de estrutura metálica, existentes sobre o Rio Pardo, Aquidauana e Miranda, sem que o tráfego fosse interrompido.
Organizou e instalou o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas de São Paulo, do qual foi seu primeiro presidente.
Foi também fundador da Associação de Empreiteiros de Obras Públicas e Indústria de Terraplanagem do Estado de São Paulo.
Esteve à frente da companhia durante 33 anos.

Francisco de Palma Travassos
Nascido em Santa Rita do Passa Quatro, Estado de São Paulo. Formou-se pela Escola Politécnica de São Paulo na turma de 1920. Foi membro do Instituto dos Arquitetos do Brasil, tendo feito, dentre outras especializações, o curso de Planejamento de Hospitais.
Em sua mocidade dedicou-se aos esportes, tendo integrado a equipe de futebol do tradicional Clube Atlético Paulistano.
Com seu colega e sócio fez parte da comissão encarregada da constituição da Associação dos Empreiteiros, entidade que veio a presidir mais tarde.
Desde a fundação da companhia encarregou-se do setor técnico tendo participado da maioria das obras realizadas.

Bernardino Pimentel Mendes
Mato-grossense que veio, aos 12 anos de idade, de Três Lagoas para Campinas.
Em 1944 ingressou no curso de Engenharia na Escola Politécnica de São Paulo.
Ao finalizar o curso de Engenharia Civil, em 1948, Bernardino Pimentel Mendes atuou no Departamento de Estradas e Rodagens até 1953, quando já pós-graduado em Engenharia Sanitária, fundou a Construtora Itaporã.
Entre 1959 e 1964, trabalhando como subempreiteiro da Azevedo & Travassos, ouviu do Engº Francisco Palma Travassos a manifestação de interesse deste em vender sua companhia a alguém que seguramente continuaria sua história.
Em outubro de 1964 deu-se a transferência da Azevedo & Travassos para a Itaporã e, em 1968, houve a incorporação da Itaporã pela Azevedo & Travassos para então continuar a construção desta história.
Bernardino Pimentel Mendes atuou no SINICESP (Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo); teve dois mandatos no Instituto de Engenharia e APEOP (Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas), deixando sua marca empreendedora em todas elas.