Para conhecer com mais detalhes as obras realizadas pela Azevedo & Travassos S.A. nesses cem anos de história, acesse a página da Azevedo & Travasso Infraestrutura, braço operacional, atualmente responsável pelo acervo de obras, expertise técnica e conhecimento adquiridos em mais de 1.100 projetos entregues nesse período.
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1920 a 1939
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1922
Fundação da Azevedo & Travassos
Em 25 de junho de 1922, os engenheiros Francisco Azevedo e Francisco de Palma Travassos fundam a Azevedo & Travassos. No mesmo ano iniciam a obra da Ferrovia entre Bauru e Val de Palmas no estado de São Paulo.
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1922
Primeira logo da companhia
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Momento de Transição entre a economia agrícola e o ciclo das indústrias
A cidade de São Paulo estava crescendo, com 600 mil habitantes, já despontava como um importante núcleo industrial, e os problemas de infraestrutura começavam a surgir, o setor que oferecia oportunidades era o das estradas de ferro, que se expandiam em direção ao interior do Estado: Mogiana, Paulista e Sorocabana.
Algumas obras executadas no período: Estrada de Ferro de Sorocaba (1926), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (1937), Barragem Salto Quatiára (1938) e Parque Fernando Costa (1939). -
1940 a 1959
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Experiência Técnica e Construtiva
Aos 50 anos, a Azevedo & Travassos já havia contribuído para os setores de transporte, energia, saúde e educação. Em razão das diferentes áreas de atuação, a empresa ganha uma ampla experiência técnica e construtiva, o que lhe confere uma notoriedade no setor.
Algumas obras executadas no período: Túneis na Via Anchieta (1941), Edifício de Bacteriologia do Instituto Butantã (1943), Hangar Duplo da base aérea de Cumbica (1946), Túnel da Mata Fria (1953). -
1960 a 1979
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Crescimento Acelerado
A década de 1970 marcou um período de grandes obras, com contratos de engenharia para Comgás, Departamento de Estradas de Rodagem (DNER) e da Rodovia dos Imigrantes. Além disso, a Azevedo & Travassos estava prestes a ingressar na área de construção de oleodutos e gasodutos.
Algumas obras executadas no período: Barragem Juqueri (1966), Avenida Sumaré e 23 de Maio (1967), Maternidade de Vila Nova Cachoeirinha (1968), Metrô de São Paulo (1969), Viaduto na imigrantes (1969), Ponte Rio Atibainha (1970), Ponte do Jaguaré sobre o Rio Pinheiros (1971), Edifício da Telesp (1972), Rede Tubular de Alta Pressão (1972), Pointe Rio Niterói (1974), Viaduto Rodoviário Presidente Altino (1976) e Ponte de Serviço da Usina de Itaipu (1978). -
1964
Mudança no Controle da Companhia
Entre 1959 e 1964, os fundadores manifestaram o interesse da venda da companhia a alguém que seguramente continuaria sua história. Em outubro de 1964 iniciou-se a incorporação da Itaporã pela Azevedo & Travassos., processo que seria concluído em 1968. Uma nova equipe técnica, liderada pelo Engenheiro Bernardino Pimental Mendes, assume o controle da Companhia, trazendo novos equipamentos e especialização que foram incorporados à estrutura anterior.
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1964
Mudança na logo da empresa
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1977
Mudança na logo da empresa
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1980 a 1999
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Consolidação das atividades de montagem de oleodutos e gasodutos
A década de 1980 marcou a consolidação das atividades de montagem de oleodutos e gasodutos com a contratação destes serviços pela Petrobras e Comgás.
Algumas obras executadas no período: Gasoduto Nordestão (1984), Unidade de Produção do Campo de Ponta do Mel (1992), Perfuração e Contemplação de Poço na Argentina (1994), Poços no Rio Grande do Norte (1995), Gasoduto Bolívia-Brasil (1997) e Viadutos nas Marginais da Rodovia Castello Branco (1999). -
1980
Azevedo & Travassos Petróleo S.A. (ATP) e a Companhia Potiguar de Perfurações (CPP).
Na década de 80, o governo federal abriu a área de petróleo. A Azevedo & Travassos viu potencial e decidiu investir nesta área, dando início às atividades de pesquisa e exploração de petróleo no âmbito dos contratos de risco, com a criação da Azevedo & Travassos Petróleo S.A. (ATP) e da Companhia Potiguar de Perfurações (CPP). Assinou contratos de blocos exploratórios, investiu em poços de exploração pioneiros, descobriu 4 campos de petróleo terrestres, tendo sucesso e reconhecimento técnico e comercial.
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1984
Abertura do Capital e registro na CVM
Em junho de 1984, a razão social da companhia foi alterada para Azevedo & Travassos S.A. e tornou-se uma empresa de capital aberto, obtendo seu registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
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1993
Incorporação da Companhia Potiguar de Perfurações (CPP).
Em 1993, a Azevedo & Travassos S.A. incorporou a CPP. Desta forma passou a deter a tecnologia, equipamentos e acervo técnico, credenciando-se assim a disputar o mercado de perfuração de poços profundos para petróleo, água, sal e mineração.
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1994
Perfuração e Completação de Poço na Argentina
Neste ano, a empresa passou a atender o mercado sul-americano com a perfuração e completação de poço profundo para captação de água subterrânea de grande vazão na Província de Entre Rios na Argentina.
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1994
Poços no Rio Grande do Norte
Ainda neste período, foi realizada grande campanha de perfuração de mais de 100 poços terrestres produtores de óleo e gás em Areia Branca, município do estado do Rio Grande do Norte.
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1995
Novo presidente: Ricardo Mendes
Ricardo de Almeida Pimentel Mendes assume a presidência da Azevedo & Travassos S.A., segunda geração da família, permanecendo até 1998.
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1995
Mudança na logo da empresa
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1998
Novo presidente: Renato Mendes
Neste ano, Renato de Almeida Pimentel Mendes assume a presidência da Azevedo & Travassos.
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2000 a 2019
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Parceria com a Petrobras
Com Renato Mendes a frente da empresa, a companhia passou a ser percebida pela sua expertise na indústria petrolífera que, mesmo com a crise do petróleo, se firmou como prestador de projetos relacionados a infraestrutura do petróleo na Petrobras (oleoduto e gasoduto).
Algumas obras: Gasoduto Campinas-Rio (2003), Mineroduto do Pará (2005), Gasoduto Cacimbas-Catu (2007), Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte (2010), Chaminé da Fábrica de Papel e Celulose da Eldorado (2012), Infraestrutura Ferroviária VLT Carioca (2015), Emissário Submarino do Comperj (2015). -
2000
Venda da ATP Petróleo S.A
Com a criação da Agência Nacional de Petróleo (ANP) em 1997 e a abertura do mercado nacional, a participação acionária na Azevedo & Travassos Petróleo S.A., então ATP Petróleo S.A., foi vendida em 31 de maio de 2000 para a empresa canadense Kock Petroleum. A venda permitiu que a empresa voltasse a investir fortemente em recursos humanos, equipamentos e em tecnologia para solidificar sua posição no mercado de construção pesada e montagens eletromecânicas para os setores de infraestrutura e de óleo e gás.
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2019
Rocket Capital assume controle da Azevedo & Travassos S.A.
Mudanças no controle acionário, reinstalação de um Conselho Fiscal e a chegada de uma nova Diretoria deram a velocidade necessária para a formação do Grupo Azevedo & Travassos.
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2019
Estruturação da Azevedo & Travassos Infraestrutura como seu braço operacional
Estruturação do braço operacional, tornou a companhia mais ágil e pronta para enfrentar os desafios do mercado de infraestrutura.
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A partir de 2020
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2020
Entrada de Ivan de Carvalho Júnior na presidência
A partir de 2020, a Azevedo & Travassos S.A. contou com a presença de Ivan de Carvalho Júnior integrando a presidência da empresa.
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2021
Entrada de Gustavo Rocha na presidência
Ainda em 2021, Gustavo Rocha passa a integrar o quadro da presidência da Azevedo & Travassos S.A.
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2022
Heftos Óleo & Gás Construções
Em dezembro de 2021 a Azevedo & Travassos S.A. adquiriu a Heftos Óleo & Gás Construções, empresa atuante no negócio de óleo e gás com sede em Macaé - RJ. Essa compra ampliou a capacidade técnica e operacional em serviços de engenharia no setor.
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2022
Mudança de Sede
Escolha do novo endereço na cidade de São Paulo, posicionando as empresas Azevedo & Travassos Infraestrutura e Heftos Óleo & Gás Construções próximas do principal centro administrativo-financeiro do país, dando um contorno definitivo à estratégia de crescimento do Grupo Azevedo & Travassos.
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2023
Ivan de Carvalho Júnior, CEO do Grupo Azevedo & Travassos
A partir de 2023, Ivan de Carvalho Júnior retorna como CEO da Azevedo & Travassos S.A.
Perfis da nossa História
Francisco Azevedo
Nascido na fazenda Indianópolis, em Campos Gerais, Estado de Minas Gerais. Engenheiro Civil, fez seus estudos na escola Politécnica de São Paulo pela qual se formou em 1919.
Até 1922, ano em que a companhia foi estabelecida, trabalhou para a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, nela dirigindo a substituição de todas as pontes de madeira por outras de estrutura metálica, existentes sobre o Rio Pardo, Aquidauana e Miranda, sem que o tráfego fosse interrompido.
Organizou e instalou o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas de São Paulo, do qual foi seu primeiro presidente.
Foi também fundador da Associação de Empreiteiros de Obras Públicas e Indústria de Terraplanagem do Estado de São Paulo.
Esteve à frente da companhia durante 33 anos.
Francisco de Palma Travassos
Nascido em Santa Rita do Passa Quatro, Estado de São Paulo. Formou-se pela Escola Politécnica de São Paulo na turma de 1920. Foi membro do Instituto dos Arquitetos do Brasil, tendo feito, dentre outras especializações, o curso de Planejamento de Hospitais.
Em sua mocidade dedicou-se aos esportes, tendo integrado a equipe de futebol do tradicional Clube Atlético Paulistano.
Com seu colega e sócio fez parte da comissão encarregada da constituição da Associação dos Empreiteiros, entidade que veio a presidir mais tarde.
Desde a fundação da companhia encarregou-se do setor técnico tendo participado da maioria das obras realizadas.
Bernardino Pimentel Mendes
Mato-grossense que veio, aos 12 anos de idade, de Três Lagoas para Campinas.
Em 1944 ingressou no curso de Engenharia na Escola Politécnica de São Paulo.
Ao finalizar o curso de Engenharia Civil, em 1948, Bernardino Pimentel Mendes atuou no Departamento de Estradas e Rodagens até 1953, quando já pós-graduado em Engenharia Sanitária, fundou a Construtora Itaporã.
Entre 1959 e 1964, trabalhando como subempreiteiro da Azevedo & Travassos, ouviu do Engº Francisco Palma Travassos a manifestação de interesse deste em vender sua companhia a alguém que seguramente continuaria sua história.
Em outubro de 1964 deu-se a transferência da Azevedo & Travassos para a Itaporã e, em 1968, houve a incorporação da Itaporã pela Azevedo & Travassos para então continuar a construção desta história.
Bernardino Pimentel Mendes atuou no SINICESP (Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo); teve dois mandatos no Instituto de Engenharia e APEOP (Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas), deixando sua marca empreendedora em todas elas.