A obra na Barragem Santana, sob a responsabilidade da Azevedo & Travassos Infraestrutura para a Vale, foi concluída após a finalização da etapa de operação assistida do trecho que opera normalmente.
Com o novo sistema de adutora, a Vale conseguirá atender a nova demanda de água para a Usina de Cauê com vazão de 1.380 m³/h. A adutora irá operar 24 horas por dia, 365 dias ao ano. Além disso, o escopo do projeto também garantiu a mudança na rota da Adutora da Barragem de Pontal para a Usina de Cauê, considerando o desvio de rota sobre o Dique 2, para permitir seu descomissionamento pela equipe de descaracterização de barragens, com o objetivo de aumentar a segurança do Sistema Pontal.
A data término das atividades de acompanhamento da equipe de testes/operação assistida em campo aconteceu no dia 30 de setembro. “Estamos na etapa final de testes na Estação Booster, localizada no Pontal, que aguardará oportunidade futura para operar devido a indisponibilidade da Usina parar para realizar a partida/operação assistida do sistema completo. A data prevista para ocorrer é a partir de outubro durante a PGU da Usina de Cauê e será realizada por equipe Vale”, comentou Thiago Domingos, Gerente de Contrato.
No vídeo abaixo, você confere os principais pontos da obra:
- Barragem Santana e Centro de Carga;
- Jogo de Válvulas no tie-in Santana (Dique 5);
- Estação do Booster;
- Rede aérea protegida – chagada do booster;
- Jogo de Válvulas no tie-in Pontal (Dique 2);
- Travessias aéreas no traçado da nova adutora;