Desde dezembro de 2024, quando foi firmado o contrato com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), o Consórcio PRSF, formado pelas empresas Azevedo & Travassos Infraestrutura, S/A Paulista de Construções e Comércio e Benito Roggio e Hijos Sociedad Anônima, vem executando os serviços para complementação da construção da ponte sobre o Rio São Francisco. A estrutura terá 1.120 metros de extensão e ligará os municípios de São Francisco e Pintópolis, no norte de Minas Gerais, incluindo a implantação dos acessos viários.




Atualmente, o consórcio realiza atividades como a preparação do terreno, construção das fundações com montagem das armações, concretagem das estacas e instalação das estruturas pré-moldadas. A ponte será construída com uma estrutura mista: parte dela será feita com peças pré-fabricadas, enquanto no trecho que passa sobre o rio, será utilizada uma técnica chamada de balanço sucessivo, considerado um dos aspectos mais relevantes do projeto.
Nesse sistema, a ponte é construída de forma simétrica a partir dos pilares, com cada segmento da viga sendo lançado um a um, alternadamente para os dois lados. Cada novo trecho se apoia no anterior, equilibrando as forças como uma gangorra. Essa técnica é especialmente indicada para grandes vãos e áreas de difícil acesso, como é o caso do trecho sobre o rio. Além disso, projeto prevê a pavimentação dos acessos que irão se conectar às vias já existentes.
Até o momento, 16,33% da obra foi executada pelo consórcio atual, enquanto 15,35% já haviam sido concluídos anteriormente pela empresa KPE, responsável pelo início do contrato. Entre os principais desafios enfrentados tem sido a aquisição de equipamentos específicos, como balsas e treliças lançadoras. Devido ao aquecimento do setor da construção civil, esses itens estão em falta no mercado, exigindo um esforço adicional de planejamento e logística por parte do consórcio para garantir o andamento da obra.
Os próximos passos da obra incluem:
- Construção dos pilares principais;
- Instalação dos equipamentos de balanço (conhecidos como “carros de avanço”);
- Execução das aduelas iniciais junto ao pilar (núcleo);
- Construção alternada das aduelas nos dois lados;
- Fechamento do vão central com as aduelas de fechamento (viga de fechamento).
O prazo previsto para a conclusão da obra é de 720 dias, contados a partir da emissão da ordem de serviço, realizada em 03 de dezembro de 2024.