No dia 17 de junho, a Azevedo & Travassos Petróleo assinou contrato de compra e venda da totalidade das quotas da empresa Phoenix Óleo e Gás, detentora dos direitos de concessão do Polo Periquito, que inclui os campos (i) Periquito, (ii) Periquito Norte, (iii) Periquito Nordeste, (iv) Concriz e (v) Rio do Carmo.
Com a aquisição da totalidade das quotas da Phoenix, ao invés da cessão dos direitos de concessão, a qual aguardava apreciação da operação de cessão pela ANP, a Azevedo & Travassos garante todas as licenças regulatórias operacionais, dando condições para que a companhia acelere sua estratégia de crescimento no setor, através de aquisição de novos ativos e parcerias operacionais.
Os ativos da Phoenix foram muito pouco explorados, estando parcialmente desenvolvidos, sendo considerados campos não maduros. Essa aquisição, além de estratégica, marca a retomada efetiva da operação de exploração de óleo e gás pela Azevedo & Travassos.
Considerando os fatores de recuperação das regiões onde os Campos estão localizados, a Azevedo & Travassos Petróleo estima um volume recuperável de óleo de, aproximadamente, 2,73 milhões de barris de óleo, somados a recursos contingentes de 1,05 milhões barris e recursos prospectivos de 4,96 milhões de barris. Com relação ao Gás, a Azevedo & Travassos Petróleo estima um volume recuperável de gás associado de 196,3 milhões de m3, somados a 51,6 milhões de m3 em recursos contingentes e 35,0 milhões de m3 em recursos prospectivos.
A campanha de perfuração de novos poços está prevista para 2025, quando as interpretações geológica e geofísica dos dados sísmicos reprocessados estiverem concluídas.